sábado, 6 de julho de 2013

A "nova" gramática

Desde que resolveram colocar a língua portuguesa novamente de ponta cabeça e fomos obrigados a "desaprender" tudo aquilo que nos ensinaram nas dolorosas aulas de gramática do colégio devido à maledeta reforma ortográfica - o curioso é um país cuja maioria é analfabeta e os poucos alfabetizados são alfabetizados funcionais (conotativo e denotativo, tá?), os nossos "representantes" adoram brincar com nosso idioma; sádicos brincalhões de grotesca irônia...- perdemos a mão de algumas regras  básicas, que por muitos anos nos faziam quase sentido.  Então, por não saber mais como escrever e, apesar de querermos desesperadamente manter o PHarmácia e outras delicias saudosas das palavras só porque vintage é moda, resolvemos fazer este post para nos lembrar algumas mudanças importantes para não errar feio em nosso livro. Preparem-se, o que segue é bastante enfadonho, porém necessário:


(Copiamos, aliás também não temos saco para escrever uma a uma. Site: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/ultima-chamada-novo-acordo-ortografico-passa-valer-2013-682954.shtml)





 1 - Acento agudo
- Deixa de existir nos ditongos (encontro de duas vogais em uma só sílaba) abertos "ei" e "oi" das palavras paroxítonas (que têm a penúltima sílaba pronunciada com mais intensidade).

heróico heroico

assembléia assembleia


Observação: as oxítonas (com acento na última sílaba) e os monossílabos tônicos terminados em "éi", "éu" e "ói", no singural e plural (anéis, chapéu e herói) continuam com acento.

- Desaparece nas paroxítonas com "i" e "u" tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.

feiúra feiura

Observação: as vogais "i" e "u" continuam a ser acentuadas se formarem hiato, mas estiverem sozinhas na sílaba ou seguidas de "s" (baú e baús) ou, em oxítonas, se forem precedidas de ditongo e estiverem no fim da palavra (tuiuiú).
 
2 - Trema
- É eliminado, mas a pronúncia continua a mesma.

tranqüilo tranquilo

freqüente frequente


Observação: o sinal foi mantido em nomes próprios de origem estrangeira, bem como em seus derivados (como em Müller e mülleriano).
 
3 Acento circunflexo
- Não é mais usado nas palavras terminadas em "oo".

enjôo enjoo

- Também desaparece o circunflexo na conjugação da terceira pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos crer, ler, ver e derivados.

lêem leem

Observação: nada muda na acentuação dos verbos ter e vir e dos seus derivados.
 
4 Acento diferencial
- Nos casos abaixo, não é mais usado para facilitar a identificação de palavras homófonas, ou seja, que têm a mesma pronúncia.

- pára (forma verbal) e para (preposição)

- pelo (preposição + "o") e pêlo (substantivo)

Observação: duas palavras continuarão recebendo o acento diferencial:

- Pôr (verbo) mantém o circunflexo para que não seja confundido com a preposição por.

- Pôde (verbo conjugado no passado) também mantém o acento para que não haja confusão com pode (o mesmo verbo no presente).
 
5 Hífen
- Deixa de ser empregado quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com as consoantes "s" ou "r". A consoante, então, passa a ser duplicada.

anti-religioso antirreligioso

- Caiu nos casos em que o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com outra.

auto-estrada autoestrada

Observação: ele se mantém quando o prefixo termina com "r" e o segundo elemento começa com a mesma letra, como em super-resistente

Nenhum comentário:

Postar um comentário